Medalha "Dr. Tharsis Ramos “
Rogério Endrigo, pela segunda vez, recebe a medalha
Na foto: Terezinha ( mãe), Rogério, Graziela (esposa) e Heloísa (filha)
A Prefeitura de Porto Ferreira, na última quinta-feira (24), realizou a entrega da Medalha do Mérito Esportivo “Dr. Tharsis Ramos”. A cerimônia foi realizada no Teatro Municipal Professor Gilberto Chateaubriand e é considerada a maior honraria do Poder Executivo para aqueles que trabalham em prol do desenvolvimento esportivo da cidade.
O esporte é uma ferramenta fundamental para o crescimento social, físico e econômico de uma comunidade, e a medalha Dr. Tharsis Ramos reconhece justamente quem atua com dedicação a essa causa. Instituído pela Lei Municipal 2.630/2008, o evento ocorre anualmente. As indicações são feitas por voto popular e, posteriormente, passam pela avaliação final dos membros do Conselho Municipal de Esportes e Lazer de Porto Ferreira.
Na categoria “Dirigente”, o vencedor foi Rogério Endrigo Moraes, ex-presidente do Porto Ferreira Futebol Clube, que encerrou seu mandato em 2024. Mesmo já tendo recebido a honraria no ano anterior, Rogério afirma que ficou surpreso com a premiação. “O meu mandato acabou em setembro, e geralmente depois você não fica tanto em evidência. Mas a passagem ficou muito forte por conta da prestação de contas, que entreguei com superávit.”
Rogério assumiu o clube em 2021, em meio à pandemia da Covid-19. Com as restrições impostas naquele período, diversas atividades estavam paralisadas, e ao longo de seu mandato ele foi responsável pela reativação de projetos importantes, como o futebol, a natação, o balé e o judô.
Rogério conta que quando assumiu, em meio a muitas dificuldades financeiras, havia dúvidas se daria certo. Segundo ele, após ter finalizado seu trabalho como presidente, notou que a população ficou sensibilizada com os feitos. “Ficou muito em evidência essa recuperação, com muita gente torcendo. É um clube da cidade, muito tradicional, então acredito que foi isso que tocou a população”.
Segundo ele, as adequações estruturais e financeiras do clube foram suas maiores conquistas, como a reforma do espaço recreativo e do estádio. Alguns destaques ficam para a instalação de energia fotovoltaica, (investimento de aproximadamente 1 Milhão de reais) algo que era um sonho de gestões antigas e foi possibilitada com financiamento direto, sem a necessidade de bancos privados, a retirada do clube do Cadin e a obtenção do título de Utilidade Pública Municipal, que passou a permitir o acesso a novos investimentos e projetos sociais.
Mesmo não ocupando mais a presidência, Rogério espera que tanto o mandato atual quanto os próximos mantenham o foco na preservação do clube. “Temos que cuidar do nosso patrimônio.”
Aos demais dirigentes esportivos da cidade, ele deixa um conselho: pensar não apenas dentro dos muros da instituição, mas no impacto para o esporte ferreirense como um todo. Ele cita como exemplo o projeto “Judô para Todos”, que promove inclusão social e desenvolvimento por meio da prática esportiva.
Mas também faz um pedido para o poder público para que invista nos projetos esportivos da cidade, “ao invés de ficar criando praças esportivas e depois ficar tudo abandonado, invista no que já temos. Fazer um convênio para a comunidade, assim a população que não poderia pagar o clube consiga frequentar as aulas”.
Além de Rogério, foram homenageados: Fernando Ramos (Colaborador); Osni Luciano Martins (Incentivador); Margirius Continental (Empresa); Josino Ferraz de Barros Simionato (Técnico); Regiane Alves Pinto (Atleta Feminino); Marcos Aurélio Souza (Atleta Masculino); Gabriel Conrado de Borges Lima (Paratleta Masculino); Lurie Mayara Matias (Paratleta Feminino); José Luiz Mourão (Honorável); e Carlos Eduardo Romano (Personalidade do Esporte)
Nota: matéria extraída do Informativo PortoTem, edição de 05/05/2025